quinta-feira, 25 de março de 2010

ㄨ Distúrbios alimentares


Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, a grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem o corpo ideal. Dentre os distúrbios mais conhecidos estão, a anorexia ( mais conhecia entre as adolescentes como ana ) e a bulemia (conhecia como mia ).
-
Anorexia: É muito bom redescobrir as formas do corpo à medida que o ponteiro da balança começa a descer, mas tem gente que, mesmo sem nunca ter sido gorda, alimenta um desejo obsessivo de ficar magérrima. O problema é que essas pessoas não ficam só na vontade de emagrecer. Elas desenvolvem um tipo de rejeição à comida que as faz perder o controle. Isso é a anorexia nervosa.
Sintomas: - Um dos primeiros sintomas é a perda da noção que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se vê gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, e que o melhor jeito é parar de comer. - Enfraquecimento - Perda de peso visível - Ausência de menstruação. - Sensação intensa de culpa e uma ansiedade desproporcional por eventualmente ter saído um pouco da dieta
Tratamento: - Reidratar o organismo, recomeçando a alimentação à base de soros e líquidos - Introduzir gradualmente alimentos pastosos até chegar aos sólidos - A pessoa também vai precisar reaprender a conviver com os outros durante as refeições, entrar em supermercados, fazer compras, ir a festas, participar dos almoços com a família, enfim, voltar a lidar com o lado social da comida.
-
Bulemia: Pessoas com bulimia nervosa ingerem grandes quantidades de alimentos e depois eliminam o excesso de calorias através de jejuns prolongados, vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos ou na prática exagerada e obsessiva de exercícios físicos.
Sintomas: - Interrupção da menstruação - Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares. - Comer em segredo - Depressão - Longos períodos de tempo no banheiro para induzir o vômito. - Vômitos ou uso de drogas para indução de vômito.
Tratamento: Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal, mais difícil será superar o distúrbio e seus efeitos no organismo. O apoio e incentivo da família e dos amigos podem desempenhar importante papel no êxito do tratamento. O ideal de tratamento é que a equipe envolva uma variedade de especialistas: um clínico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta individual, de grupo ou familiar.
-
Os distúrbios alimentares, hoje, é algo muito normal no meio adolescente. Nós, meninas, somos levadas a acreditar que existe apenas um padrão de beleza, que deve ser seguido a risca, caso contrário, você será taxada como 'feia'. Gente, isso é a coisa mais patética que existe. cada uma de nós, tem uma beleza diferente, e é isso que nos diferencia umas das outras. O ideal é termos uma alimentação balanceada, e nos sentirmos bem com o que nós somos. Afinal, todas somos lindas, independente de quantos quilos temos. beijos, Sg. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário