segunda-feira, 5 de abril de 2010

De bem com sua mãe.



O que fazer para diminuir os conflitos entre você e sua mãe e tornar o convívio no mínimo suportável?


Entendendo sua mãe.


Ela provavelmente trabalha , se preocupa com a família, tem que pensar na educação dos filhos e fazer tudo para que a casa não desmorone. As mães têm todos os motivos para serem preocupadas. É possível que ela encrenque com você além do necessário, grite um pouco e perca o controle. Entenda, então, que mesmo que ela pareça não ter motivos para brigar, ela já tem um: ELA É MÃE!


Não entrando no jogo.

Por mais que ela tenha te irritado muito, você deve manter a calma. –Não importa se ela não tiver razão. Mesmo se ela estiver falando que 2 + 2 são 5, não discuta. Lembre-se que mesmo errada, ela ainda tem o poder de deixar você de castigo, cortar sua mesada, proibir de viajar, etc e tal. Então não compre a briga. Deixe-a gritar o quanto quiser. Com calma, você diz: “Eu vou tentar melhorar, prometo”. Ao ver sua calma, ela vai baixar a guarda e então você pode calmamente tentar explicar seu ponto de vista. Caso isso não seja possível, fique só com o “Tudo bem, você tem razão. Vou fazer de tudo para evitar fazer isso de novo”. Pronto. Eu sei que será difícil dizer isso, principalmente se ela estiver pedindo absurdos, tipo pra você se afastar daquele amigo tatuado, ou não tirar menos que 7 nas provas, ou nunca mais bater no seu irmão que vive te provocando… Mas não adianta enfrentá-la na hora da briga.



Pedindo desculpas.


Se mentiu para a sua mãe, saiu escondida, aprontou poucas e boas e ela descobriu, vá e peça desculpas. Nada de ser orgulhosa. Desculpar-se não é humilhar-se, mas sim admitir que vai se superar em relação a atitudes anteriores. Quem se desculpa, mostra maturidade e superioridade.



Conquistando seu território .

O segredo para um bom relacionamento com a mãe está nos momentos de paz. Quando você chega em casa, vê que está tudo bem e já está indo para o seu quarto ouvir música, pare! Essa é a hora de ir até ela. Por mais que não pareça, sua mãe precisa da sua atenção. Mães são como crianças: se elas não têm atenção, ficam dando escândalos. Abrace, beije, elogie, converse , faça uma surpresa, agrade sua mãe. Em vez de apenas estar lá para receber dela, ofereça também. Esteja disponível para ajudá-la, pergunte como foi seu dia, mostre que gosta dela. Se isso virar rotina, ela será muito mais compreensiva com você. Se quer que sua mãe seja um doce com você, comece sendo um doce com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário